sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Apontamento de antenas, o que é Azimute, elevação e giro do LNB ?


Bem galera, vou dar aqui mais umas dicas para quem vai fazer um apontamento de antena.

Ja postei aqui no Blog um vídeo de como é fácil e simples localizar os satélites das operadoras que atuam aqui no Brasil, como a Claro TV (StarOne C2 70W) ,Vivo TV (Amazonas 61W), Sky (Intelsat 11), Oi TV (SES-6 40,5W) e outros.

Veja o vídeo AQUI

Agora vou dar uma explicação bem simples do que é e pra que serve esses dados.

Azimute - Elevação - Giro do LNB

Caso não saiba esses dados pegue eles no Dishpointer
Azimute
O azimute é a posição de giro da antena, como está indicado na figura abaixo. Esse valor, a própria direção informada pelo site já indica onde deve ser apontado o azimute da antena.



Giro do LNB
O LNB é a peça que fica na ponta da antena e a sua regulagem deve ser de acordo com o valor indicado no site e seguido na figura abaixo:

Vale ressaltar que a referência para girar o LNB é como se você estivesse atrás da antena. Logo um giro para o lado negativo (anti-horário) por trás da antena, significa um giro no sentido positivo (horário) pela frente da antena.
Elevação
A elevação é a inclinação que a antena terá para ser apontada. Mexendo na elevação, você estará apontando a antena mais pra cima ou mais pra baixo, de acordo com a figura abaixo:


Muitas dessas antenas possuem um indicador de em quantos graus ela está elevada. Você deve regular esse valor de acordo com o valor que é indicado para sua região.

Nenhum comentário: