quarta-feira, 2 de julho de 2014

Assistir Televisão Em Excesso Pode Dobrar O Risco De Morte Prematura


Quando você chega em casa depois de um dia de trabalho duro, às vezes não há nada melhor do que relaxar no sofá em frente à televisão. Mas é melhor não fazê-lo por muito tempo - um estudo feito pelo Departamento de Saúde Pública da Universidade de Navarra, na Espanha, descobriu que passar três horas por dia na televisão pode dobrar o risco de morte prematura. Os resultados foram publicados em junho no Journal of the American Heart Association.

Pesquisas anteriores já estabeleceram uma ligação entre comportamento sedentário e aumento do risco de problemas de saúde. Neste último estudo, os pesquisadores queriam determinar como três tipos de comportamento sedentário - assistir à televisão, uso do computador e tempo passado dirigindo - influenciou de forma independente o risco de morte por todas as causas.

Para chegar a suas conclusões, a equipe analisou o comportamento sedentário de 13.284 universitários espanhóis saudáveis, que estavam com idade média de 37 anos. Os participantes foram acompanhados por uma média de 8,2 anos.

Durante o acompanhamento, 97 mortes ocorreram, dos quais 19 foram por doenças cardiovasculares, 46 foram por câncer e 32 eram de outras causas.

Os resultados mostraram que assistir à televisão por três horas ou mais por dia dobrava o risco de morte prematura por todas as causas, em comparação com os participantes que relataram assistir a 1 hora ou menos de televisão por dia. Este achado se manteve mesmo depois de levar em conta outros fatores que podem ter influenciado o risco de morte prematura.

Além disso, os autores afirmam não ter encontrada nenhuma relação significativa entre a quantidade de tempo gasto dirigindo ou utilização de um computador e aumento do risco de morte prematura por todas as causas, apesar de notar que é necessária mais investigação para determinar melhor este achado.

Segundo os cientistas, esses resultados sugerem que adultos deve considerar aumentar a quantidade de atividade física diária, além de evitar períodos longos sedentários e reduzir o tempo de televisão para nada mais do que uma a duas horas por dia.

Televisão é desculpa para vida social sem graça e saúde frágil
Filmes, novelas, telejornais, programas de auditório: a televisão traz informação, entretenimento, emoção e uma solução prática para as horas de tédio. Mas, se você abusa do aparelho, pode acabar prejudicando a sua saúde. "Precisamos guardar um tempo para trabalhar, estudar e se divertir", afirma o psicólogo Tiago Lupoli, da clínica CEAAP. "Ficar muito tempo na frente da televisão acaba roubando o tempo que você usaria para outras atividades". Nem sempre, entretanto, é simples identificar quando a televisão serve como escape para a monotonia ou, ao contrário, é o que originou os momentos sem graça. Para ajudar a responder essa dúvida, especialistas fazem um apanhado dos principais problemas que surgem em consequência do exagero em frente ao aparelho, se você for vítima de dois deles ou mais, vale a pena rever seus hábitos.

Via MSN

Nenhum comentário: