quinta-feira, 12 de junho de 2014

Copa 2014: Oi e SportTV transmitem jogos em 4K para o DTH

A Oi, em parceria com o SporTV, da Globosat, fará com a Oi TV a primeira transmissão no formato Ultra HD (4K) ao vivo no Brasil utilizando a tecnologia Direct to The Home (satélite). O primeiro jogo transmitido ao vivo será realizado durante a etapa das oitavas de final do torneio, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 28 de junho, às 17h. O acordo da Oi TV com o SporTV prevê também a transmissão de mais duas partidas realizadas no Maracanã: dia 4, às 13h (quartas de final), e a final do campeonato, no dia 13 de julho, às 16h.

Para antecipar esse novo momento no segmento de TV por assinatura, a Oi irá aproveitar os jogos da Copa do Mundo para fazer a primeira transmissão ao vivo em 4K por tecnologia DTH, além de fazer demonstrações de outros conteúdos no mesmo formato. As exibições serão realizadas para clientes, colaboradores e formadores de opinião e em eventos no Rio de Janeiro (Marina da Gloria) e em Belo Horizonte (Mercado Central), para públicos diversificados.
Além disso, também haverá transmissões em lojas da Oi nas onze capitais sedes da Copa, exceto em São Paulo. Para realizar a transmissão, a Oi TV também contará com parceiras com as fabricantes Sony (aparelhos de televisão), Sagemcom (decoders) e Broadcom (Chipsets).

“A iniciativa da Oi TV de fazer a primeira transmissão no formato 4K reforça sua estratégia de antecipar tendências para o mercado e oferecer sempre os serviços de telecomunicações mais modernos, e que garantam mais economia e conveniência para os clientes”, afirma Eduardo Aspesi, Diretor de Segmentos da Oi.
Por sua vez, Reoberto Primo, da Globasat, fala que o Brasil está à frente da inovação. “A tecnologia Ultra HD é o próximo passo da TV, uma tecnologia absolutamente recente. E estamos entre os primeiros países a viabilizar produção e transmissão de conteúdo neste formato".

O formato 4K tem uma resolução que pode chegar até 3840 x 2160 pixeis no total e garante uma definição quatro vezes melhor do que a dos aparelhos de televisão disponíveis atualmente no mercado com tecnologia Full HD, que chegam até 1920 x 1080 pixeis. A imagem em HD tem mais de 2 milhões de pixels enquanto a imagem em 4K conta com aproximadamente 8,3 milhões de pixels.

A maior quantidade de pixels revela detalhes que antes eram imperceptíveis e influencia diretamente na qualidade da imagem. Além disso, as taxas de contraste do novo formato também contribuem para melhorar a nitidez. Os recursos de rede e a banda necessária para transmitir também se multiplicam, devido ao novo padrão de codificação digital (HEVC), que melhora a compressão do sinal.
A alta definição da imagem que proporciona grande noção de profundidade e a qualidade do som do ambiente são os grandes diferenciais da transmissão no formato 4K, que podem provocar no telespectador uma sensação similar a de estar presencialmente no estádio.
Fonte: OI

Nenhum comentário: